A situação mudou! Quando reduzir o valor da pensão alimentícia?

Quantos altos e baixos encontramos ao longo da vida, não é mesmo? Nem sempre conseguimos ficar no verde, ainda mais quando a realidade financeira muda.

Lembre-se que, sempre quando ocorrer essa mudança de possiblidade de pagamento ou necessidade de quem recebe, você pode pedir a revisão da pensão.

Muitas pessoas não sabem, mas podem pedir o ajuste da pensão quando há uma melhoria de vida do genitor que tem a guarda, como uma promoção na carreira.

contas pagamento

Ou então, até mesmo na vida do próprio filho, quando se vê curado após um longo tratamento, por exemplo.

Outro caso comum também é quando o filho não entra na universidade ou quando começa a trabalhar, nesses casos é possível pedir até o fim da obrigação de pagar a pensão, ou seja, caso o juiz assim entenda não haverá mais necessidade de pagar pensão. (veja nosso artigo sobre Exoneração de Pensão)

É muito comum o genitor reclamar que a mãe (ou pai) que tem a guarda, ostenta riqueza nas redes sociais, e isso pode ser prova para pedir redução da pensão. Então fique ligado!

Do mesmo modo, no caso de uma demissão ou caso ocupe um cargo inferior ao que antes ocupava na carreira, é possível entrar com a ação para ajustar o valor da pensão paga e assim equilibrar a relação entre a necessidade de quem recebe e a possibilidade de quem paga.

Quando há constituição de nova família, e existe uma pensão à ex-mulher, é possível pedir a revisão e até a exoneração desses alimentos.

Atenção, pois, nos casos em que o prestador dos alimentos (quem paga a pensão) pretende a reduçãoo simples fato propor uma ação revisional de alimentos não autoriza a imediata suspensão do pagamento da pensão alimentícia ou então a espontânea diminuição do valor.

Situações como o desemprego ou a alteração das condições financeiras, devem ser comprovadas no processo.

No mais, sempre lembramos que existe a possibilidade de as partes realizarem um acordo estabelecendo um novo valor para os alimentos.

Sabemos que você quer o melhor para o seu filho, mas alguém precisa pensar em você também!

Muitas vezes é a dúvida que causa esse sentimento de indecisão e injustiça, por isso nosso especialista em direito de família vai analisar se vale a pena pedir a revisão da pensão, te tirando do escuro, sem compromisso. Clique no botão verde do whats app e seja atendido imediatamente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *